O prefeito André Sampaio, está em fase de implantação do projeto “Cidade Inteligente” em Montanha. Para este fim, foi contratado o Instituto SmartCity Business America – SCB, entidade brasileira privada, sem fins lucrativos, que irá assessorar na elaboração de políticas públicas, treinar e apoiar a gestão municipal neste processo. “O Instituto SmartCity Business America nos auxiliará na construção da legislação e projetos estruturantes para fazermos a cidade de Montanha uma cidade mais inteligente”, disse André.
Mas, o que é uma “Cidade Inteligente”? A resposta vem de Jorge Barros, presidente nacional do Instituto SmartCity Business America – SCB: “Cidade Inteligente é um conceito que nós podemos defini-lo como um conjunto de iniciativas orientadas ao desenvolvimento eficiente e integrado da gestão de uma cidade”, disse Jorge Barros.
O presidente nacional do Instituto SmartCity Business America afirma também que estas iniciativas têm que ter foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão, e no aumento da equidade social. E, defende: “isto tudo tendo as tecnologias digitais como um instrumento útil na criação dessas soluções, que sejam pensadas e colocadas em prática a favor da sociedade”.

Para a implantação do Projeto, o Instituto SmartCity Business America deu início ao processo de formação dos principais envolvidos na gestão da cidade: o prefeito, André Sampaio, o primeiro escalão do governo e a Câmara de Vereadores, estiveram 14 horas reunidos em estudo do primeiro módulo de “Sensibilização e formação em Cidades Inteligentes”. E, a vereadora Maine Brito afirmou que foi algo inovador, que nunca se teve em Montanha. “Na política, muitas vezes, a gente é levado a agir por impulso. Este momento de estudo sobre o futuro que queremos para nossa cidade e para a população, abriu horizontes. É muito válido conhecer a visão de outras pessoas, que não estão dentro da política e que se preparou para pensar no desenvolvimento do município em todas as áreas. A gente teve a oportunidade de dizer qual a Montanha que a gente quer no futuro. E o que a gente espera dessa Montanha. Neste momento, fomos nós, mas a sociedade será também chamada a participar”, disse Maine.
Como destacou a vereadora Maine, Jorge Barros conduziu os praticantes a pensarem o assunto “Cidades Inteligentes” analisando-o de uma forma transversal e com o envolvimento de todos os segmentos da sociedade, para que as ações desenvolvidas em cada área, tenham a clara dimensão de sua responsabilidade e do impacto na vida do cidadão. “Cada produto, serviço, projeto ou plataforma tecnológica tem impacto direto ou indireto, positivo ou negativo no cotidiano das pessoas. E, os autores dessas ações precisam considerar os efeitos destas iniciativas para que possam promover a sustentabilidade, a equidade, a inclusão social e a qualidade de vida a toda a população”, disse o presidente do Instituto SmartCity Business America, ao defender que estes são itens essenciais para a existência de uma cidade inteligente.
Para Jorge Barros, a cidade de Montanha conta com uma configuração extremamente positiva e rara, pois, segundo ele, tem na principal cadeira da administração municipal um prefeito visionário, muito bem-preparado, inteligente e dinâmico.
André Sampaio disse à nossa reportagem, que haverá novos momentos de estudos, quando serão envolvidas outras pessoas do município, como o funcionalismo, o comércio e a indústria para se capacitarem e entenderem este tema.

“Teremos a parte de sensibilização e formação sobre o tema, depois discutiremos uma lei chamada PDTCI, ou Plano Diretor de Tecnologia para Cidades Inteligentes. Este plano diretor nos dirá quais serão os projetos estruturantes que o município precisa para ter uma cidade mais inteligente. E, uma idade inteligente é uma cidade que tem qualidade de vida para seus habitantes”, finaliza o prefeito.
Discussion about this post