
Evany Lira
Ex-secretário de Política Agrária da CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Zenildo Xavier vem de família de assentados, e começou muito cedo sua militância pela luta camponesa. Formado técnico agrícola pela Escola Família, aos 15 anos foi eleito coordenador do Assentamento Bela Vista onde morava. Como coordenador, teve seus conhecimentos acadêmicos fortalecidos na luta por direitos e melhores condições de vida dos assentados que representava, e estabeleceu parcerias com os demais líderes camponeses assentados no município e região.
Zenildo conta, que na luta pela sobrevivência e vida digna para os assentados, os principais temas em debate eram organização e produtividade nos assentamentos e conquista de políticas públicas, que viessem garantir o direito à terra e qualidade de vida para os assentados.
Em 2005, Zenildo disputou e venceu as eleições para o cargo de diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Montanha, onde permaneceu por 4 anos – de 2004/8. De 2008 a 2012 compôs a Diretoria do mesmo sindicato no cargo de Secretário Geral. Na eleição de 2012, Zenildo concorre, sem sucesso, a uma vaga na Câmara Municipal.
Participação na Diretoria da CONTAG
Ainda em 2012, compôs a chapa que concorria à nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG, e eleito, integrou a Diretoria como Secretário de Política Agrária de 2013 a 2017, período em que passou a morar em Brasília para cumprimento das funções do cargo. Atualmente, Zenildo Xavier integra a nova diretoria como suplente da mesma secretaria, mandato que se estende até 2021. Zenildo afirma que toda sua vida foi de envolvimento com os movimentos sociais, sempre defendendo a agricultura familiar.
De retorno a Montanha, Zenildo assume, em 2019, através de chamada pública do Governo Federal, a coordenação do programa Dom Helder Câmara – que é um programa de convivência com o semiárido. Zenildo coordenou este programa em 11 municípios no Norte do Espírito Santo, que tinha a cidade de Nova Venécia como sede. Desde o ano passado, Zenildo ocupa o cargo de assessor técnico do IDAF em Montanha.
Visitas técnicas e intercâmbio internacional
As experiências de Zenildo na CONTAG, além de o colocar em contato com o mais alto escalão do Governo Federal na discussão e defesa de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, inclusive como conselheiro no Conselho do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o levou a participar de renegociação de dívidas agrárias, do Plano Safra etc. e deu a ele a oportunidade de conhecer e participar de novas experiencias em todo território nacional, e a fazer visitas técnicas em mais 18 países numa troca de experiência ímpar, principalmente com o intercâmbio de Governança da Terra.
Novos projetos: pré-candidatura 2020
Após todas estas experiencias, Zenildo coloca seu nome, mais uma vez, a apreciação do povo de Montanha, como pré-candidato a vereador pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB, por acreditar que é junto com seu povo que deverá continuar a escrever esta história de dedicação à causa agrária e especialmente à Agricultura Familiar, com o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais com foco na conquista de melhores condições de vida, justiça, paz e igualdade no campo.
Discussion about this post