
O Tribunal Regional Eleitoral manteve na noite dessa segunda-feira (9), a cassação do prefeito de Conceição da Barra, Francisco Bernhard Vervloet – Chicão (PSDB).
O que levou Chicão à perda do mandato foi denúncia de abuso de poder político e econômico, por uso do programa social “+ Liberdade pelo Conhecimento – Geração de Emprego e Renda”, quando ainda ocupava o cargo de secretário de Assistência Social, segundo o que consta na Ação de Investigação Judicial Eleitoral promovida pelo Ministério Público e pelo PMM – Partido da Mobilização Nacional.
O programa consistia na distribuição gratuita de cursos de capacitação profissional, e é afirmado na ação que foi decisivo para a eleição de Chicão, que obteve 45,57% dos votos, enquanto o segundo colocado, Manoel Pé de Boi, ficou com 38,35% dos votos, com uma diferença de 1.159 votos.
O prefeito entrou com recurso no dia 19 de setembro, no dia seguinte à decretação da perda do mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-ES).
Caso o prefeito não recorra, o presidente da Câmara de Vereadores, Walyson José dos Santos Vasconcelos, vulgo Mautesinho, filho do ex-prefeito de Pedro Canário e de Conceição da Barra, Mateusão; assume o cargo até a convocação de novas eleições.
O primeiro julgamento ocorreu ainda em 2018 quando o juiz de Conceição da Barra declarou extinto o processo.
Discussion about this post