
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou, nesta terça-feira (27), a primeira capacitação em vigilância da toxoplasmose com ênfase na gestacional e congênita. O evento segue nesta quarta-feira (28), no auditório da Faculdade Católica Salesiana, em Vitória.
A capacitação tem o objetivo de atualizar os técnicos da atenção primária e da vigilância epidemiológica dos municípios do Espírito Santo e conta com a participação da referência técnica estadual da toxoplasmose, Valéria Pim, e de referências nacionais como a presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Toxoplasmose (Rede Toxo), Lilian Bahia Oliveira; a nutricionista do Grupo Técnico de Vigilância e Doença Hídrica e Alimentar da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Rosalynd Moreira; a infectologista pediátrica e membro da Rede Toxo, Glaucia Manzam Queiros; e o oftalmologista e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Daniel Vitor Vasconcelos.
A toxoplasmose é uma doença infecciosa, transmitida por um protozoário. A capacitação acontece com ênfase nas versões gestacional e congênita da enfermidade, ou seja, quando a doença acomete gestantes e recém-nascidos infectados. O curso busca uniformizar conceitos, fluxos e metodologias nos serviços ofertados à população, além de preparar os profissionais no reconhecimento da doença, indicação de tratamento e na melhoria das ações de vigilância nos municípios, regionais e Estado.
Segundo Valéria Pim, a vigilância se faz importante para promover o planejamento e as melhores formas de intervir, uma vez que a doença pode, quando acometida durante a gestação, causar aborto espontâneo, óbito fetal, microcefalia e outras sequelas no recém-nascido. “A toxoplasmose quando não tratada na gestação, e se a infecção acontecer na gestação, passa para o feto e pode causar danos irreversíveis e muito sérios na criança”.
A presidente da Rede Toxo, Lilian Bahia, parabenizou o Estado pela iniciativa em trazer a discussão aos técnicos e servidores da saúde. “A importância desse encontro é o marco pela conscientização da ação contínua e educativa que o assunto precisa ter. Precisamos conversar, ter cuidado e entender sobre infecção e prevenção”, disse.
A abertura do evento foi realizada pelo coordenador estadual do Ministério da Saúde, Bartolomeu Martins, e pela gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Kelly Areal.



















































































