Montanha/ES – Segundo a Secretaria Municipal de Educação não faltam vagas. O município oferece vagas que contempla toda a demanda apresentada para o ingresso no Ensino Fundamental.
Apesar de não faltarem vagas para o ingresso no Ensino Fundamental, os pais de alunos que iniciarão o primeiro ano, permaneceram, desde o domingo às 7 horas, na frente da Escola Municipal Bairro Brasília, para garantir uma das 70 vagas ofertadas. As matrículas foram anunciadas para hoje (9), a partir das 7 horas.
A Escola Bairro Brasília recebe alunos do 1º ao 5º ano. E, para o ano de 2020, oferece 70 vagas para o primeiro ano, e não tem vagas para os demais anos. Juliana Oliveira, a segunda mãe da fila, chegou no domingo às 8h40min. para garantir uma vaga para seu filho que iniciará o primeiro ano. E, disse que apesar de e seu filho ter o direito a uma das vagas ofertadas por morar no bairro, ela não quer correr o risco de não matriculá-lo nesta escola, e que pleiteia uma vaga no turno matutino, que é o turno adequado às necessidades da família.
Elaine Moreira, outra mãe que também chegou logo no início da manhã do domingo e pretende passar a noite na porta da escola para garantir vaga no 1º ano para seu filho, diz
Que o motivo de sua opção pela Escola Bairro Brasília, é o fato de a escola receber apenas crianças do 1º ao 6º ano. “Não gostaria de levá-lo para o Domingos Martins, outra escola próxima, em razão de a escola oferecer até o 9º ano e, inevitavelmente, ocorrer a aproximação das crianças com os adolescentes”.
A secretária Municipal de Educação, Norma Lúcia Costa, afirma que não há falta de vagas no município. Segundo a secretária, a clientela esperada para o 1º ano é de 205 matrículas, e o município está a ofertar 220.
Norma Lúcia afirma também que o município abriu novas vagas para o 6º ano, para atender à demanda de pais pelo turno matutino.
Educação Infantil
Pais e mães passaram todo o domingo e pernoitaram também em frente às Creches, para garantir vaga para seus filhos na educação infantil. Segundo a secretária, para as creches ainda há uma demanda reprimida. Que há uma pequena lista de espera, que o município espera resolver com a conclusão da obra de uma creche, que já está em fase final. Norma Lúcia afirma que com este novo espaço, há a possibilidade de abertura de novas vagas.
Demanda por vagas em escolas públicas
O que a reportagem do Tribuna Capixaba apurou ao visitar o movimento de pais em frente às unidades educacionais da rede municipal, foi que, em razão da crise que assola o País, há uma migração de famílias da rede particular de ensino para a rede pública.
Discussion about this post