Na última quarta-feira (22), o plenário da Câmara Municipal de Pinheiros foi palco da cerimônia de posse da nova Diretoria da 21ª Subseção da OAB/ES. Com um ambiente lotado, o evento reuniu autoridades, advogados, familiares e convidados para celebrar a composição da nova gestão que abrange os municípios de Pinheiros, Boa Esperança, Montanha, Mucurici e Ponto Belo.
A nova Diretoria da 21ª Subseção é composta pelos seguintes membros: Presidente: Kleilton Patrício Dalfior, Vice-Presidente: Camila Tardin Mariano Passos, Secretária-geral: Adryelle Covre Leite, Secretário-geral Adjunto: Celso de Oliveira Bussu e Tesoureiro: Luciano Rodrigues Brum
Logo após a posse da Diretoria, também foram empossados os presidentes das Comissões Temáticas: Valdireni Campos de Oliveira (Comissão de Prerrogativas), Ami Paola Porto Sena (Comissão de Direito de Família), Lucas Paulo Gagno (Comissão de Direito Criminal) e Paula Bressaneli Nascimento Santos (Comissão de Direito da Jovem Advocacia)
A construção de uma sede própria é o principal projeto da gestão do presidente Dalfior na subseccional da OAB, que atende aproximadamente 300 advogados.
O presidente Kleilton Dalfior anunciou que já possui um terreno para a construção da nova sede, que contará com uma sala da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-ES), tendo recebido apoio da presidente da Seccional, Érika Neves, durante a cerimônia.
O novo presidente da OAB Pinheiros, Kleilton Dalfior, destacou em seu discurso de posse a recente emancipação da subseccional, antes vinculada a Nova Venécia. A unidade, que atende cerca de 300 advogados de cinco municípios, foi criada há dois anos. “Não é uma divisão, é uma emancipação. Somos subsecções irmãs e estaremos juntos”, afirmou sobre a relação com Nova Venécia.
O presidente ressaltou a união da advocacia local contra decisões arbitrárias. “Quando a advocacia se une, nós revogamos decisões arbitrárias”, disse, enfatizando que as divergências eleitorais foram superadas em prol da instituição.
Érika Neves: Nova Presidente da OAB/ES Fortalece Subsecções

Durante a posse da 21ª Subseccional, Érika Neves, primeira mulher presidente da OAB-ES em 92 anos, anunciou medidas para fortalecer as seccionais do interior. Ela abordou os ataques sofridos durante a campanha, incluindo deepfakes, ressaltando que sua trajetória de 25 anos na advocacia a respaldou.
Neves confirmou a criação de núcleos de procuradoria em Colatina e Cachoeiro, a implementação da ESA Business, a retomada de assentos consultivos no Tribunal de Justiça e ampliação da participação em conselhos municipais. Para a 21ª Subseccional, garantiu apoio à construção da sede própria.
“Quanto mais nos afastamos da capital, mais a advocacia precisa da OAB”, destacou, assegurando que não haverá distinção entre subsecções por questões políticas anteriores.
Presidente da CAA-ES destaca representatividade e marco histórico na posse da OAB

Na cerimônia de posse da nova diretoria da subseccional da OAB, Kelly Cristina Andrade do Rosario Ferreira, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAA-ES), celebrou o momento histórico com a primeira mulher presidente da OAB em 92 anos, Erika Neves, elogiando sua força e dedicação. Ela enfatizou o compromisso de combater a exclusão dos advogados do interior em relação à capital.
Sobre as demandas locais, informou que pedidos da subseccional já foram atendidos pela Caixa de Assistência, que em breve expandirá suas ações na região. “A Caixa cuida do bem-estar e da saúde dos advogados”, afirmou, reforçando o papel social da instituição.
Defesa das Prerrogativas
A nova gestão, que atenderá cerca de 300 advogados de Pinheiros, Montanha, Mucurici, Boa Esperança e Ponto Belo, terá como foco o fortalecimento das prerrogativas profissionais. Valdireni Campos de Oliveira assumiu a presidência da Comissão de Prerrogativas, que trabalhará em conjunto com os novos núcleos de procuradoria anunciados para Colatina e Cachoeiro.

A prefeita Iracy Baltar, primeira a discursar, destacou que “a OAB tomou corpo, mas além desse corpo, ela agora tem uma alma”, frase que foi retomada pela presidente Érika Neves ao enfatizar a liderança feminina na instituição. A prefeita destacou, ainda, a relevância do conhecimento jurídico da atual composição e manifestou confiança na nova gestão.
A presidente da OAB-ES, Érika Neves, em resposta à prefeita de Montanha, Iracy Baltar, que disse que “a OAB tomou corpo e agora tem alma”, Neves ressaltou que essa alma é feminina.
Durante posse da nova diretoria da OAB de Pinheiros, o deputado estadual Toninho da Emater destacou a trajetória do presidente empossado, Kleilton Dalfior. “Conheci esse jovem no interior, de família humilde, e hoje se destaca como advogado e líder”, afirmou.

Em seu discurso, Toninho ressaltou a importância da representatividade regional, mencionando sua recente posse como suplente na Assembleia Legislativa. Ele colocou seu mandato à disposição da subseccional, que atende aos municípios do extremo norte do estado.
O parlamentar também parabenizou a presidente da seccional da OAB-ES, Érika Neves, primeiro nome feminino a ocupar o cargo em 92 anos de história da instituição.
Os demais membros da Diretoria também fizeram uso da palavra durante o evento.

O novo tesoureiro da OAB Pinheiros, Luciano Brum, assumiu o cargo prometendo transparência na gestão financeira. Em seu discurso, enfatizou a importância da cooperação entre diretoria, advogados e comunidade para fortalecer a advocacia na região.
Brum reconheceu os desafios à frente, mas destacou a competência da equipe para executar as propostas de campanha. Ele garantiu uma administração eficiente e transparente dos recursos da subseccional.

Em seu discurso de posse na OAB Pinheiros, o secretário adjunto Celso Bussu alertou sobre os desafios que as big techs representam para a democracia. Ele citou o caso recente da prefeita de Montanha, Iracy Baltar, que teve sua voz clonada por inteligência artificial durante as eleições.
“Se ontem enfrentamos o autoritarismo explícito, hoje as ameaças são mais sutis e sofisticadas”, disse Bussu. Ele destacou o poder sem precedentes das empresas de tecnologia no controle de informações e influência eleitoral.
O novo secretário defendeu que a OAB lidere o debate sobre regulação das plataformas digitais e proteção de direitos no ambiente virtual. “Precisamos garantir que o avanço tecnológico não se transforme em retrocesso democrático”, afirmou, lembrando o papel histórico da instituição na defesa da democracia.

A nova secretária-geral da OAB Pinheiros, Adryelle Covre, defendeu em seu discurso de posse a união dos advogados do interior do estado. Ela destacou a importância da participação coletiva e transparência na gestão da subseccional.
“Unidos podemos construir uma subseccional mais forte e atuante”, afirmou, enfatizando o papel da advocacia na defesa do estado democrático de direito e no combate a abusos de poder. Adrielly também ressaltou seu compromisso em atender às demandas específicas dos profissionais que atuam no interior.

A nova vice-presidente da OAB Pinheiros, Camila Tardim, destacou a representatividade feminina em seu discurso de posse. Ela homenageou a decana Ivone Vila Nova, pioneira na criação da comissão da mulher advogada, e a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, como exemplos de liderança.
Tardim enfatizou o momento histórico da OAB-ES, que tem Érika Neves como primeira mulher presidente em 93 anos. A vice-presidente comprometeu-se a trabalhar por um ambiente mais igualitário e seguro para as advogadas, garantindo a continuidade das ações de fortalecimento da classe.
Estiveram presentes no evento as vereadoras Silvia Machado, Maine Brito e Sheila Farias, acompanhadas do presidente da Câmara Municipal de Montanha, vereador Adivaldo Rodrigues (Divaldim), dos vereadores Odair Celin e Giovani da Gráfica, e do Procurador Geral da Câmara Municipal, Gilson Teixeira.
GALERIA DE FOTOS

























































































