Silas Santos Fontoura, de 40 anos, já era procurado por outro homicídio na Bahia; ele foi preso em São Mateus após dias de monitoramento policial e confessou o crime ainda dentro da viatura
Um homem de 40 anos confessou ter assassinado a companheira e escondido o corpo dentro de uma geladeira em uma residência no município de Montanha, no Norte do Espírito Santo. Silas Santos Fontoura foi preso na terça-feira (25) no Centro de São Mateus e responderá pelos crimes de feminicídio e ocultação de cadáver.
A vítima, Benedita de Jesus Rodrigues, de 59 anos, foi encontrada em estado de decomposição na noite de sexta-feira (21) pelo proprietário do imóvel onde o casal morava. Desconfiado com o desaparecimento dos dois e cobrando uma dívida pendente com Silas, o locatário arrombou a porta da casa e encontrou a geladeira virada de frente para a parede. Ao abrir o eletrodoméstico, deparou-se com o corpo da vítima, sentado e escondido dentro de um saco plástico preto. A perícia constatou perfurações de arma branca em várias partes do corpo.
Investigação conjunta entre delegacias
O caso, registrado inicialmente em Montanha, mobilizou a Delegacia de Polícia (DP) local, titularizada pelo Dr. Waldir Marins. A cooperação entre a DP de Montanha e a Delegacia Regional de São Mateus foi determinante para a localização do suspeito, que já estava foragido havia dias.
Histórico de violência
Segundo a Polícia Civil, Silas já possuía um mandado de prisão preventiva em aberto por outro homicídio, cometido a facadas em 2025 na cidade de Mucuri, na Bahia. Moradores da cidade baiana relataram temer o temperamento agressivo do suspeito, e a própria família já havia sido alvo de ameaças: segundo a polícia, o pai de Silas o temia e já havia sido ameaçado por ele com uma faca.
A filha de Benedita contou à polícia que a mãe já havia sido agredida por Silas cerca de dois meses antes do crime, quando ele a feriu com uma chave de fenda. A jovem relatou ainda que tentava contato com a mãe desde o dia 16 de agosto, sem sucesso, e notou que a foto de perfil de Benedita havia desaparecido do aplicativo de mensagens. A família chegou a se preparar para viajar de Nanuque (MG) até Montanha em busca de Benedita, mas a confirmação da morte veio antes que a viagem acontecesse.
Cronologia do caso
- Agosto de 2025 — Silas e Benedita se conhecem em Nanuque (MG); ele se muda para Montanha para trabalhar na colheita de café, e ela passa a morar com ele.
- 2025 — Silas comete um homicídio a facadas em Mucuri (BA), gerando mandado de prisão preventiva em aberto.
- Junho de 2026 — Silas agride Benedita com uma chave de fenda.
- 15 de agosto — Última vez que o proprietário do imóvel vê Benedita.
- 16 de agosto — A filha de Benedita tenta contato sem sucesso; percebe o sumiço da foto de perfil da mãe.
- 18 de agosto — Último contato do proprietário com Silas.
- 21 de agosto — O locatário arromba a porta da casa e encontra o corpo de Benedita dentro da geladeira. A perícia é acionada.
- 25 de agosto — Após monitoramento policial, Silas é localizado e preso no Centro de São Mateus. Resiste à abordagem, mas é contido. Confessa o crime na viatura.
- 26 de agosto — Polícia Civil realiza coletiva de imprensa sobre o caso.
A prisão
A localização de Silas foi resultado de um trabalho de monitoramento e troca de informações entre delegacias da região. O delegado de Montanha, Dr. Waldir Marins, havia alertado sobre a possibilidade de o suspeito estar se deslocando para Jaguaré, mas um colaborador informou à polícia que ele estava, na verdade, em São Mateus. No momento da abordagem, Silas resistiu à prisão, sendo necessário o uso de força para contê-lo e algemá-lo. Ele confessou o assassinato assim que entrou na viatura, mas não revelou a motivação do crime.
O delegado Erick Lopes Esteves, responsável pelo caso em São Mateus, informou que, em nenhum momento após a prisão, o suspeito demonstrou sinal de arrependimento pelo que fez. Silas foi encaminhado à Delegacia Regional de São Mateus e, em seguida, transferido para o presídio.















































































