
Da Redação
Montanha/ES – O doutorando André Sampaio, diretor do Ifes – Campus Montanha/ES, como parte de sua pesquisa de doutorado pela @fcuonline, entrevistou o prefeito de Colatina/ES, Sérgio Meneguelli, citado como referência de Gestão Pública Municipal.
Segundo André Sampaio, a entrevista estruturada como complemento de seus estudos de doutorado sobre “Como tornar qualquer cidade inteligente”, recaiu sobre a gestão de Colatina, em razão de uma indicação da própria Universidade da Flórida / EUA, que a apresentou, durante a defesa de qualificação de sua tese, como uma plataforma empírica, que bem poderia servir como objeto de estudo.
André Sampaio continua a afirmar que além da entrevista realizada com o prefeito Sérgio Meneguelli, está em curso também, com o apoio do Ifes – Campus Colatina, pesquisa científica junto à população da cidade sobre transparência e confiança da gestão municipal. Os resultados dos dados colhidos junto à população serão confrontados com os da gestão municipal e, a partir da análise destes dados buscar-se-á confirmação para a confiabilidade na gestão municipal, quanto às ações e divulgações.
André Sampaio diz que que há grande diferença entre Cidade Inteligente, conceito que busca se aprimorar com sua pesquisa; e Cidade Digital. Na Cidade Inteligente, diz André, há diálogo e interação com informação de qualidade e registro único que permite o acompanhamento integral da vida da cidade, com a geração de qualidade de vida para a população.
Sampaio defende este modelo de gestão para cidades do interior, pois, segundo ele, o modelo oferece total transparência na gestão dos governos municipais, e que esta transparência gerará confiança e modificará os resultados até então apresentados pela pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência no Índice de Confiança Social (ICS), que mostra que a confiança do brasileiro nas administrações das cidades onde moram vem caindo muito: o IBOPE Inteligência registrou um índice de 53, em 2009; e em 2018 caiu para 34.
André Sampaio disse que estudar as “Cidades Inteligentes” é a motivação de sua pesquisa, que envolve Neurociência, Neuromarketing, confiança e transparência. E, que a pesquisa foi muito bem aceita pelo prefeito Sérgio Meneguelli e por sua equipe.
Discussion about this post