Você recebeu um convite de casamento, um cartão de visitas ou de Natal. Estes cartões depois de lidos vão para a lixeira. De agora em diante, eles podem virar uma deliciosa salada em sua mesa ou um arranjo de flores a enfeitar a sua sala. Ou até uma árvore que te abrigará em sua sombra.
Evany Lira
Você deve estar se perguntando: será? Sim. Esta notícia é verdadeira. Basta que o cartão tenha sido impresso com os papeis produzidos pela Paper Plant.
A Paper Plant é uma empresa que foi criada para dar corpo à ideia de estudantes de Pernambuco, que criaram um papel reciclado e com sementes em sua composição.
O papel pode ser usado para a confecção de cartões, convites, envelopes e caixas, e, quando molhado, libera as sementes. Assim, ele pode ser plantado para se transformar em hortaliças, flores e até árvores.
O projeto nasceu em 2017, enquanto as estudantes Raysa Liandra, e Lília Ternório, participavam de um curso profissionalizante de assistente administrativo no Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), em Caruaru, Pernambuco. O negócio deu tão certo que as duas estudantes fundaram a Paper Plant para viabilizar a ideia.
Produção do papel
Com os restos de papéis que elas recebem por parcerias com escolas e escritórios da região são batidos em um liquidificador até virarem uma massa úmida, semelhante a uma polpa.
Esta massa é moldada novamente na forma de folhas de papel, e a ela são acrescentadas pequenas sementes de hortaliças, de flores ou de árvores.
As folhas do papel produzido pelo método criado pelas estudantes são mais grossas do que as de papel comum e têm relevos. Isto porque, com a massa já na fôrma, elas colocam uma camada de papel reciclado, outra de semente e, por cima, outra folha de papel. O material é prensado. E depois é deixado para secar.
A durabilidade do papel varia de 6 meses a 1 ano, dependendo da semente acrescida nele.
A Plantação
Colocado o papel sobre a terra é só molhá-lo, como se faz com qualquer semente, para permitir a germinação. O papel pode também ser picado e enterrado sob uma camada de terra que deverá ser superficial.
Já existem opções de papéis-semente de salsa, manjericão, cebolinha (linha temperos), rúcula, alface (linha hortaliças), cravinho-da-índia, caliópsis, campanula (linha flores), erva-doce e camomila (linha medicinal).
Discussion about this post