Em solenidade realizada dia 22 de novembro de 2021, foram empossados os 23 novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde, de Boa Esperança, para a gestão do biênio de 2021-2023. A cerimônia contou com as presenças da Prefeita Fernanda Siqueira Sussai Milanese, do Secretário Municipal de Saúde Rogério Vieira, Secretário Municipal de Planejamento e Gestão Edemilson Cunha dos Santos e demais representantes do conselho.
Segundo a prefeita Fernanda Milanese, o Conselho Municipal de Saúde é um importante colegiado de Controle Social onde tem como objetivo a participação da sociedade na gestão da saúde, tendo como papel principal a fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde.
O Conselho é composto pelos membros titulares e suplentes indicados pelo poder público municipal, membros eleitos pela sociedade civil e trabalhadores da saúde. Em sua composição há representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes do segmento dos trabalhadores e representantes do segmento da gestão.
No início da solenidade, a Prefeita Municipal cumprimentou a todos e falou da importância do conselho em sua função em contribuir com a fiscalização e proporcionar meios de ofertar uma saúde pública de melhor qualidade para a população esperancense. Ao final de sua fala, desejou a todos um bom mandato.
O Secretário de Saúde se comprometeu em estar sempre ouvindo e consultando o Conselho Municipal de Saúde, que é deliberativo e é por onde tem de passar todas as políticas públicas de saúde do município.
O conselho Municipal de Saúde de Boa Esperança ES foi criado pela lei 562 de 1990, e alterado posteriormente pela lei 1063 de 14 de maio de 1999 e por fim pela lei 1473 de 05 de julho de 2012, sendo um órgão em pleno funcionamento, inclusive elogiada pela organização e frequência de suas reuniões pelo Tribunal de Contas do estado do Espírito Santo.
Discussion about this post