
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu, hoje (19), a Coordenação Geral do Cepan – Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste, representada pelo coordenador geral, Joaquim Freitas e Sofia Zagallo, analista de projetos.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Celso Bussu, esta é a segunda reunião com o Cepan. E, desta vez, teve o objetivo de juntos: Cepan e município selecionarem áreas para o reflorestamento com o uso da técnica da semeadura direta, que é empregada pelo Cepan, para que o programa possa ser implementado no município.
Participaram da reunião a secretária Municipal de Agricultura, Fátima Barros Pancieri; João Passos, do Legaliza Brasil, Dalton Luís dos Santos, técnico do Incaper; e a técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Bruna Gonçalves.
Celso Bussu faz questão de destacar que, embora não presente na reunião de hoje, a Sapi – Sociedade Amigos por Itaúnas foi de fundamental importância para estabelecer esta relação com o Cepan. “A Márcia Lederman nos trouxe o Cepan, e somos gratos pela parceria”, disse.
Segundo o coordenador geral do Centro, Joaquim Freitas, o uso da técnica da semeadura direta se dá em razão de ela proporcionar melhora na qualidade e fertilidade do solo, e trazer em si a inclusão social. “É uma técnica que traz em si a inclusão social, porque a gente tem uma série de pessoas que entram na cadeia produtiva da restauração, para coletar e comercializar estas sementes’, disse Freitas.
Além da inclusão social, a semeadura direta, segundo Freitas, promove melhora na qualidade e na fertilidade do solo. Isto porque, explicou Freitas, “a semeadura direta se dá através do plantio de sementes de espécies nativas associadas a outras espécies chamadas de “adubação verde”, que são espécies que ajudam a melhorar a qualidade e a fertilidade do solo, para que as espécies nativas possam germinar”.
Freitas informou que o programa contempla o município com sementes de cerca de 50 espécies de nativas, que se somam comas chamadas de adubação verde.
Segundo Celso Bussu, a área a ser reflorestada em Montanha, é de 5 hectares, e está localizada no Assentamento Verino Sossai.
Os recursos a serem utilizados para o reflorestamento, segundo o coordenador geral do Cepan, são da WWR Brasil – principal financiador, mas afirmou que também tem outros financiadores de ações de restauração, do Brasil e do exterior que financiam o programa.
Visita ao prefeito

Após a reunião, e com a parceria firmada, os secretários e a coordenação do Cepan fizeram visita ao gabinete do prefeito, André Sampaio. Sampaio afirmou ser receptivo ao programa e, também mostrou interesse em ampliar a parceria para contemplar outras áreas do município.
No gabinete, participaram da reunião o vereador presidente da Câmara, Clebio Maciel Raulino – Sargento Clebão, e o procurador geral do município, Denanci Félix do Nascimento.
Cepan
A Cepan, segundo Freire, tem ações de reflorestamento no Brasil como um todo. “A gente vem trabalhando no Espírito Santo, no Norte de Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí; e agora estamos chegando no município de Montanha para iniciar, se possível, algumas destas atividades de reflorestamento”.
Freire afirmou ainda, que no Espírito Santo vem atuando em Aracruz, e que está buscando áreas nas bacias do Rio Itaunas e São Mateus, que são cerca de 12 municípios.
Celso Bussu finaliza afirmando que em Montanha, a perspectiva é de reflorestar 5 ha. mas, que a perspectiva é de ampliar esta área, um pouco mais para a frente.



















































































