O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta quinta-feira (2) que o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) será o novo secretário de Estado da Saúde. Hoffmann substituirá Miguel Duarte Neto, que foi remanejado para a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (Inova Capixaba).
Com 43 anos e formação em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Hoffmann possui extensa experiência na gestão pública. Eleito deputado estadual em 2022 com 32.123 votos, já ocupou diversos cargos estratégicos no governo capixaba, incluindo as secretarias de Inovação e Desenvolvimento Econômico (2021-2022), Casa Civil (2013-2014) e Governo (2012-2013).
Com a saída de Hoffmann da Assembleia Legislativa, quem assume a vaga é Toninho da Emater (PSB), que ficou suplente nas eleições de 2022. Ex-prefeito de Pinheiros por dois mandatos, Toninho tem 60 anos, é técnico em agropecuária e administrador. Sua indicação ocorreu após a indisponibilidade dos primeiro e segundo suplentes: Bruno Lamas, atual secretário de Ciência e Tecnologia, e Lubiana Barrigueira, que recentemente assumiu a prefeitura de Nova Venécia.
A Inova Capixaba, destino do ex-secretário Miguel Duarte Neto, é uma instituição pública focada no aperfeiçoamento da gestão hospitalar, com objetivos que incluem a melhoria da saúde pública, redução de custos e estabelecimento de metas de desempenho.
Toninho da Emater assume vaga na Assembleia Legislativa do ES após nomeação de Hoffmann
Antônio Carlos Machado, conhecido como “Toninho da Emater” (PSB), assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa do Espírito Santo após a nomeação do deputado Tyago Hoffmann como novo secretário de Estado da Saúde. Com uma trajetória de 30 anos na administração pública capixaba, Toninho chega ao legislativo estadual após disputar as eleições de 2022 e ficar na 3ª suplencia.
Técnico em agropecuária e graduado em Administração, Toninho da Emater construiu uma carreira sólida no serviço público. Foi funcionário de carreira da Emater por nove anos, além de ter ocupado diversos cargos políticos em Pinheiros, município do Norte do Estado, onde foi vereador, presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito e prefeito por dois mandatos (2009-2012 e 2013-2016).
Sua última função antes de se tornar deputado foi como diretor-presidente do INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), cargo que ocupou desde janeiro de 2019. Durante sua gestão, implementou projetos inovadores, especialmente durante a pandemia, como cursos online para capacitação de técnicos e agricultores, beneficiando mais de 600 famílias capixabas.
A ascensão de Toninho à Assembleia ocorreu após Bruno Lamas, primeiro suplente e atual secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, optar por permanecer no cargo executivo, e Lubiana Barrigueira, segundo suplente, ter assumido a prefeitura de Nova Venécia. Filiado histórico do PSB e aliado do governador Renato Casagrande, Toninho também presidiu o consórcio Prodnorte por dois mandatos, organização que reúne doze municípios do extremo norte capixaba.