O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realiza nesta quinta-feira (25) a sessão solene de posse da nova administração para o biênio 2025/2027. A cerimônia, marcada para às 17h no auditório Ministro Arnaldo Lopes Süssekind, no térreo do bloco B do edifício-sede, será transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo canal oficial do TST no YouTube.
A nova gestão será comandada pelo ministro Vieira de Mello Filho na Presidência, pelo ministro Caputo Bastos na Vice-Presidência e pelo ministro José Roberto Pimenta na Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. O trio foi eleito pelo Tribunal Pleno em 4 de agosto e sucederá a atual administração, formada pelos ministros Aloysio Corrêa da Veiga (presidente), Maurício Godinho Delgado (vice-presidente) e o próprio Vieira de Mello Filho (corregedor-geral).
Alteração no expediente
Em razão da solenidade, o expediente do TST no dia 25 de setembro será reduzido, funcionando das 7h às 14h. Para garantir o atendimento ao público, a Secretaria-Geral Judiciária, a Coordenadoria de Cadastramento Processual, a Coordenadoria de Processos Eletrônicos e a Coordenadoria de Classificação, Autuação e Distribuição de Processos manterão plantão das 13h às 19h.
Perfil dos novos dirigentes
Ministro Vieira de Mello Filho, que assumirá a Presidência, é natural de Belo Horizonte e ministro do TST desde 2006. Formado em Direito pela UFMG, ingressou na magistratura em 1987 e atuou como desembargador no TRT da 3ª Região. Foi diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) entre 2018 e 2020, vice-presidente do TST de 2020 a 2022 e representante do Tribunal no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2021 a 2023.
O novo vice-presidente, ministro Caputo Bastos, nasceu em Juiz de Fora (MG) e possui graduação em Ciências Econômicas pelo UniCEUB e em Direito pela UnB, além de pós-graduações na área trabalhista e doutorado em Direito Desportivo. Ingressou na magistratura em 1989, chegou ao TST em 2007 e foi corregedor-geral em 2022. Atualmente representa o Tribunal no CNJ.
Ministro José Roberto Pimenta, que ocupará a Corregedoria-Geral, é natural de São Sebastião do Paraíso (MG) e possui formação, especialização e doutorado em Direito Constitucional pela UFMG. Atuou na magistratura trabalhista mineira por mais de 20 anos até ser nomeado ministro do TST em 2010. Exerceu a docência na pós-graduação em Direito na PUC-Minas até 2017 e, desde 2018, leciona no UDF.



















































































