Antônio Carlos Machado, conhecido como Toninho da Emater (PSB), tomará posse como deputado estadual no dia 8 de janeiro na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A confirmação veio após reunião com o governador Renato Casagrande e o presidente da Assembleia, Marcelo Santos.
Toninho assume a vaga deixada por Tyago Hoffmann (PSB), que foi nomeado secretário de Estado da Saúde.
Com uma trajetória de 30 anos na administração pública capixaba, o novo parlamentar é técnico em agropecuária e administrador. Foi funcionário de carreira da Emater por nove anos e construiu uma carreira política sólida em Pinheiros, município do Norte do Estado, onde exerceu os cargos de vereador, presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito e prefeito por dois mandatos (2009-2016).
Em sua última função antes de assumir como deputado, Toninho dirigiu o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) desde 2019, onde implementou projetos inovadores, incluindo cursos online durante a pandemia que beneficiaram mais de 600 famílias capixabas.
À frente do Consórcio Público Prodnorte por dois mandatos, Toninho trabalhou pela integração dos 12 municípios participantes, ampliando o número de membros e fortalecendo o desenvolvimento regional. Durante sua gestão, conquistou equipamentos junto ao governo estadual para distribuição aos municípios, defendeu a manutenção da Ceasa Norte e atuou pela integração viária da região, incluindo a pavimentação da Rodovia ES-320, que conecta Ponto Belo a Ecoporanga e à BR 101.
Sua experiência no setor agropecuário também inclui a presidência do Conselho das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) por dois mandatos consecutivos, período em que defendeu o fortalecimento das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária e a melhoria da Assistência Técnica e Extensão Rural.
“Como representante do povo capixaba, empregarei o mesmo empenho e dedicação para trabalhar pelos 78 municípios do Espírito Santo, especialmente pela região Norte, tão carente de representatividade”, afirmou o novo deputado.





















































































