Em reunião com os secretários municipais de Saúde, na manhã desta sexta-feira (21), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, orientou para a adoção de estratégias de testagem contra a Covid-19, com o objetivo de garantir o acesso da população ao exame.
Entre as estratégias reiteradas durante a reunião, estão a ampliação da testagem em massa em todos os pontos de atenção à saúde dos municípios, além da disponibilidade das unidades de testagem para a livre demanda de pacientes assintomáticos e sintomáticos.
Além disso, Nésio Fernandes orientou os secretários municipais para o estabelecimento de metas de testagem. Isto é, que os municípios capixabas possam, com estruturas próprias, ter a capacidade de ofertar testes para pelo menos 15% da população por mês, sem considerar os testes da rede privada e do Governo do Estado.
“Estabelecer metas é importante para dar uma nova dinâmica à testagem da população dentro do próprio território, assim como auxiliar na identificação de casos positivos, isolá-los e, desta forma, interromper ainda precocemente a cadeia de transmissão da doença”, ressaltou o secretário.
De dezembro até a segunda quinzena de janeiro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, já distribuiu cerca de 500 mil testes de antígeno aos municípios capixabas. Em estoque na Sesa, há cerca de 1,2 milhão de testes de antígeno que serão distribuídos aos pontos de atenção em todo Estado.